Início > Notícias > Iphone OS 4.0 – Resumo

Iphone OS 4.0 – Resumo

Assistimos hoje à keynote sobre o novo Iphone OS 4.0. Este novo OS tem cerca de 100 novidades, mas apenas 7 foram apresentadas e discutidas pela empresa de Steve Jobs. Algumas já se esperavam, outras nem por isso e muitos nem sequer foram mencionadas.

Multitasking

Talvez, das 7 características do novo OS, esta foi a que teve maior destaque. O multitasking era algo que já fazia falta desde o tempo do Iphone 2G, mas o grande receio da Apple nisto, era que gastasse demasiada bateria e que sugasse muitos recursos ao Iphone, fazendo com que este ficasse lento e instável.

Assim sendo, a Apple arranjou uma maneira de fazer multitasking evitando os problemas acima mencionados. Como Steve Jobs disse:

We weren’t the first to this party, but we’re going to be the best!

O multitasking no OS 4.0 vai fornecer 7 serviços:

  • Audio streaming
  • Voice Over IP
  • Notificações Push
  • Notificações Locais
  • Task Completion
  • Fast App Switching

Folders

Outra novidade que o patrão da Apple apresentou esta tarde, são as Folders (Pastas).

Talvez inspirados pela aplicação “Categories”, disponível no Cydia, a empresa da Califórnia decidiu introduzir uma nova maneira de organizar as nossas aplicações, permitindo-nos agrupa-las em pastas. Para isto, a Apple criou um excelente e intuitivo user interface que funciona à base de “drag&drop”. Através das Folders vamos poder ter cerca de 2160 aplicações no nosso Iphone…o que será muito improvável!

Mail melhorado

Muitos dos utilizadores queixavam-se de que a aplicação nativa do mail era pouco prática e que um dos seus maiores defeitos era a falta de uma caixa de correio única. Parece que a Apple os ouviu!

O novo OS irá ver o seu mail melhorado em vários aspectos. Irá haver uma caixa de correio única, onde poderemos ver o correio de todas as nossas contas (Mobile Me, Yahoo,Google,Microsoft Exchange, etc…), poderemos organizar o nosso correio por tópicos, o que fará com que a pesquisa se torne muito mais rápida e eficiente. Todas estas pequenas melhorias, resultam numa aplicação mais prática, eficiente e completa.

iBooks

À semelhança do Ipad, iBooks irá estar, também, disponível no OS 4.0 para o Iphone. Nisto, nada de especial há a dizer, a não ser que esta será mais uma oportunidade para a Apple ganhar uns “trocos” na venda de ebooks. Aqui no IphoneTuga, não estamos muito entusiasmados com esta novidade, pois pensamos que o Iphone não foi propriamente desenhado para ser um ebook reader, ao contrário do Ipad. O seu ecrã pequeno , torna bastante desconfortável a leitura de ebooks se for por um longo período. No entanto sempre ajuda a passar o tempo…

Enterprise features

Aqui a Apple está a tentar chamar o mercado empresarial, que ainda hoje, é mais inclinado para a plataforma Windos Mobile. Para lhes conseguir chamar a atenção, a empresa de Steve Jobs apresentou alguns factores que vão estar presentes no 4.0, e que poderão vir a ser decisivos:

  • Even better data protection
  • Mobile device management
  • Wireless app distribution
  • Multiple exchange accounts
  • Exchange server 2010
  • SSL VPN Support

iAD

Aqui, será talvez onde a Apple mais vai apostar neste novo OS. A nova plataforma de publicidade móvel de Steve Jobs, o iAd vai fazer com que a publicidade dentro das aplicações se torne mais interactiva e como Jobs afirmou, emotiva. Ao mesmo tempo que isto acontece, vamos começar a encontrar mais publicidade nas aplicações, o que por um lado pode ser negativo, mas por outro positivo.

Ora vejamos, o mais certo é passar a haver muitas mais aplicações grátis, visto que o “developer” pode obter os seus lucros, não através da venda da aplicação, mas sim através da publicidade que vem agregada a esta.

Além do mais, a forma como a Apple conseguiu introduzir a publicidade nas aplicações, é algo de genial. É interactiva e ainda por cima nunca se tem de sair da aplicação. Agora digam lá que não há mercado para isto…claro que há, não se esqueçam que estamos a falar de um negócio que movimenta biliões de euros por ano.

O iAd vem também aumentar a rivalidade entre a Apple e a Google, pois vai fazer concorrência directa com a plataforma de publicidade móvel da Google, o AdMob, que até agora pouco lucros gerou.

Game Center

O Game Center, foi também apresentado na keynote de hoje. Irá ser como uma rede social de jogadores das aplicações do Iphone OS. Aqui vai-se poder comparar resultados, jogar contra amigos, desafiar jogadores, nada que já não se tenha visto.

Uma vez que o Iphone, é cada vez mais visto como uma pequena consola, que em alguns casos até rivaliza com a PsP e a Nintendo Dsi…pelo menos a nível de vendas, a Apple decidiu então criar esta “rede”, tornando os jogos mais interessantes e interactivos.

Concluindo

A Apple apresentou hoje o futuro do Iphone OS, que estará disponível neste Verão. Possivelmente será lançado com o novo Iphone, talvez no WWDC de 2010. Para o Ipad só no Outono é que o vão poder experimentar.

Infelizmente quem não tiver um Iphone 3GS ou um Ipod Touch 3G, não vai poder aproveitar algumas das novas características do 4.0, pois, de acordo com Steve Jobs o hardware presente nas restantes máquinas não aguenta, por exemplo o multitasking.

Aqui fica um pequeno walktrough neste novo OS, que demonstra todas as novidades acima descritas:

Categorias:Notícias
  1. Ainda sem comentários.
  1. 12/04/2010 às 0:56
  2. 08/09/2010 às 5:03

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: