Início > Notícias > Resumo – “Back to Mac”

Resumo – “Back to Mac”

Hoje foi dia de keynote no Campus da Apple em Cupertino. Steve Jobs e companhia subiram ao palco para apresentar algumas novidades no que diz respeito ao futuro do OS X e também apresentaram o novo MacBook Air. Apesar de sermos um blog virado para o iPhone, vamos fazer um pequeno resumo do que foi discutido e apresentado neste evento.

É sempre bom estarmos a par do que se passa na Apple, já que é considerada neste momento como a maior empresa do ramo tecnológico!

A keynote começou com Steve Jobs a chamar Tim Cook para relembrar a importância que o departamento Mac tem para a Apple, contrariando assim as insinuações de que os Mac’s teriam ficado para trás em relação ao iOS, uma vez que a WWDC 2010 foi focada para o iOS e o iPhone/iPad.

iLife 11:

Após a breve palestra de Tim Cook, Steve Jobs subiu novamente ao palco para apresentar, como já era esperado, a nova versão do iLife 11.

A versão 11 trás bastantes novidades, no entanto a apresentação foi centrada nas três principais aplicação deste pacote multimédia, o iPhoto, o iMovie e o Garageband.

Esta aplicação ganhou novas funcionalidades como por exemplo:

  • Novos modos fullscreen;
  • painel de partilha – Ficamos a saber a quem enviámos a foto e os comentários que a mesma tem nas diversas redes sociais (Flickr, Facebook);
  • Possibilidade de enviar mail’s com fotos dentro da própria aplicação;
  • Novos temas de slideshow;
  • Novos layouts e temas para a criação de “books”.

Seguindo o exemplo da iPhoto, o iMovie também ganhou novas funcionalidades, e significativas melhorias:

  • Melhorias na edição do áudio – Edição sofisticada de forma simples;
  • Nova funcionalidade “People Finder”;
  • Novos temas de notícias e desporto;
  • Possibilidade de criar trailer’s, de uma maneira incrivelmente simples.

Como as outras duas anteriores aplicações, a GarageBand não escapou a algumas actualizações:

  • Possibilidade de encurtar ou esticar faixas gravadas;
  • Mais efeitos;
  • Novas formas de aprender instrumentos.

De acordo com o site português da Apple o pacote multimédia é grátis na compra de um Mac, custa 7.95€ em caso de upgrade, e 49€ se o quisermos adquirir à parte.

Facetime para Mac:

Os rumores que publicámos à mês e meio atrás confirmaram-se, o Facetime chegou aos Mac’s. Já possível fazer o download da versão beta do Facetime para Mac, e o seu funcionamento é extremamente simples. Basta inserirmos os dados da nossa AppleID ou da nossa conta MobileMe que a aplicação vai automaticamente buscar os nossos contactos, de modo a podermos efectuar chamadas. Aqui fica um pequeno vídeo elaborado pelo pessoal do Cult of Mac, onde demonstram o funcionamento da versão beta do Facetime para Mac:

Mac OS X 10.7 Lion:

Como já era de esperar a Apple levantou um pouco o véu sobre a próxima actualização do OS X, que vai ser uma espécie de OS X misturado com as melhores características do iOS. Vejamos as principais novidades:

  • Suporte para multitouch;
  • AppStore, tal e qual como acontece no iOS;
  • LaunchPad – um pouco como o springboard do nossos iDevices, dá-nos um acesso mais rápido às aplicações;
  • Aplicações fullscreen;
  • Mission Control – Como um comendo central onde podemos ver todas as aplicações que correm no nosso Mac.

O Lion está previsto ser lançado para o próximo Verão, enquanto a AppStore para Mac vai estar disponível dentro de 90 dias como complemento ao Snow Leopard.

Novos MacBook Air:

Para encerrar a keynote, Jobs recorreu à famosa frase “One More Thing” e apresentou os novos modelos da linha MacBook Air, que nos trazem muitas novidades.

Vão estar disponíveis em dois tamanhos, 11 polegadas o mais pequeno e 13 polegadas o maior. A bateria está melhor podendo agora  aguentar até 5/7 horas de uso e 30 dias em StandBy.

Talvez a maior surpresa é a ausência de disco rígido sendo toda a sua capacidade de armazenamento em memória Flash, a mesma presente em aparelhos como o iPhone, iPad e iPod, permitindo assim poupar espaço, algo que neste modelo é essencial.

O trackpad também foi alvo de alterações para suportar o Multitouch, e estes novos modelos também vão ter incluídos uma câmara de forma a que seja possível realizar chamadas Facetime.

Estes vão ser os preços praticados cá em Portugal:

Categorias:Notícias
  1. nunoandrenunes
    21/10/2010 às 15:25

    Alguém me consegue esclarecer se as aplicações do multi-tasking consomem bateria como se estivessem abertas e a ser utilizadas?
    Felicitações pelo blogue!

  1. 25/10/2010 às 23:32

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: